domingo, 12 de junho de 2011

CARCARÁ em trilha sonora

Boa Tarde

Carcará, você pode nunca ter o visto. Mas, se já assistiu a novela Cordel Encantado, pode ter ouvido uma canção que descreve nosso "gavião", como é conhecido no Brasil.



Nome científico: Polyborus plancus

Características
É um falcão de pernas e pescoço compridos. De cor parda, ele apresenta manchas brancas na garganta, peito e cauda, e possui uma crista negra no alto da cabeça. Mede de 50 a 60 cm de comprimento, possuindo manchas mais claras nas pontas das asas. Um bico grande e curvado. 

Habitat: regiões abertas, áreas cultivadas, terrenos recentemente arrados. Ocorrendo desde o sul do Estados Unidos, México e toda América do Sul.

Alimentação: consome animais mortos em estradas, carcaças de animais devorados por corvos, até insetos e alguns moluscos como, a lesma. Seu sistema digestivo é poderoso e o que não consegue digerir é regurgitado sob a forma de pelotas. 

Devido sua grande distribuição geográfica ná é um animal ameaçado de extinção, mas, algumas espécies tem sofrido um leve declínio pela destruição de seus habitats e a caça. Além disso, a grande distribuição geográfica também tem permitido o surgimento de subespécies.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário