sábado, 11 de junho de 2011

Sabe por que favela se chama favela?

Boa Tarde!

Favela, atualmente, designa no dicionário o "conjunto de habitações toscamente construídas". Mas, Favela é uma árvore. Tudo começou com Antônio Conselheiro, um beato peregrino que rodeou o nordeste inteiro pregando contra as injustiças sociais, atraindo milhares de seguidores, muito resistentes. Quando cessou a peregrinação conseguiu reunir mais de 25 mil pessoas em Canudos- BA e criou uma aldeia onde a propriedade e o trabalho eram coletivos, onde as Leis constituídas pela nova República não entravam. Enquanto isso, soldados provindos do Rio de Janeiro tentavam destruir o Arraial de Canudos, mas fracassaram. Em 1897, os soldados montaram a maior força expedicionária do Exército Brasileiro, chegaram a Canudos durante a pior seca do século XIX e encontraram a Favela. Uma árvore espinhosa nas folhas, nos frutos e no tronco. Depois de muita luta, os militares dominaram um morro cheio de pés de Favela e derrotaram Antônio Conselheiro. A maior parte dos soldados que sobraram voltaram para o Rio de Janeiro e instalaram-se atrás do Ministério da Guerra, no Morro da Providência, que ainda existe. Apelidando este morro, de Morro da Favela.
É claro que o termo favela se espalhou por todo o Brasil e provavelmente existam mais favelas do que Favelas. Mas no dicionário também consta: Favela = árvore espinhosa da família Euphorbiaceae. A Favela do sertão, da Caatinga, do Nordeste.



Nome científicoCnidoscolus phyllacanthus

Características Morfológicas

ÁRVORE espinhenta, lactescente e com pelos urticantes, de 4-8 m de altura, dotada de copa alongada ou arredondada e rala.
TRONCO curto e ramificado desde a base, mais ou menos cilíndrico, com casca fina, quase lisa, com presença de verrugas, de 20-35 cm de diâmetro.
FOLHAS alternas, simples, finas e brilhantes, sem pelos em nenhuma das faces, com margens profundamente recortadas, que terminam em pequenos espinhos, com pelos urticantes de até 1 cm de comprimento. Medem entre 8 e 16 cm de comprimento e sustentam-se sobre curtas e espinhentas hastes de 1-2 cm de comprimento.
FLORES brancas, de 4mm de diâmetro, surgem sob as folhas e, de cada haste da flor central, agrupam-se outras tantas ao redor, formando um pequeno guarda-chuva. Flores unissexuais.
FRUTO recoberto por pelos urticantes, parecido com a mamona, do tipo cápsula que espontaneamente se abre em três gomos no período de maturação, liberando as sementes, que são três.
SEMENTE alva, em tons de cinza e marrom, rajada de preto.
FLORAÇÃO ocorre anualmente durante os meses de agosto-dezembro e os frutos amadurecem de dezembro a fevereiro.
USO/ÁRVORE adotada pelo paisagismo em todas as cidades de costa atlântica.
USO/MADEIRA moderadamente pesada, macia ao corte e de fácil apodrecimento. Localmente, utilizada em caixotaria, forros e para lenha e carvão.
USO/OUTRAS UTILIDADES Seco, o látex, derramado dos galhos e tronco, torna-se quebradiço e pode ser aproveitado para iluminação e como remédio balsâmico. As sementes fornecem óleo alimentício e farinha, esta última, rica em sais minerais e principalmente em proteínas. Ambos os produtos ainda sem aplicação comercial, mas habitualmente usados na engorda das galinhas, porcos e ovinos. Quando novas, as folhas e ramos são empregados em forragem animal. Cabras, carneiros, jumentos e mesmo aos bovinos consomem as folhas maduras quando estas caem no chão no final do período de chuvas. Na seca, alimentam-se dos brotos e casca da favela.

Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário